Geotemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

coordenadas geográficas

Ir para baixo

coordenadas geográficas Empty coordenadas geográficas

Mensagem  jean da silv andrade Qui Jun 16, 2011 4:18 pm




em nossos dia-a-dia se informar e saber se localizar em uma cidade como são paulo por exemplo e essencial para a vida. por isso que foi criado um sistema de medidas que consegue localizar o ponto certo onde você se localiza no globo terrestre este sistema de medidas é chamado de coordenadas geográficas.
as coordenadas geograficas nada mais é do que a união de paralelos e meridianos formando assim uma junção que pode localizar qualquer cidade ou pais em qualquer lugar do globo terrestre.


PARALELOS

são linhas imaginarias traçadas na horizontal e tendo como referencia a linha do equador. na planificação do planeta se compararmos a linha do equador com os polos norte e sul teremos um angulo de noventa graus. e são assim denominado de latitude que vão de 0 a 90 graus (Norte ou Sul).


MERIDIANOS

também são linhas imaginarias só que traçadas na vertical e tendo como referencia o meridiano de Greenwich. já no caso dos meridianos são linhas semicirculares que vão de 0 á 180 graus dividindo o planeta em hemisférios oeste e leste.

PROJEÇÕES


As projeções cartografias são representação gráfica da passagem do elipsoide para a superfície plana do mapa em que a rede de coordenadas geograficas curvilíneas em meridianos e paralelos e serve de base geométrica para os mapas

ESCALAS

As escalas são expressas na forma de proporção por uma fração, onde o numerador indica o valor do representado no plano e o denominador o valor da realidade . O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície.


MAPAS


Um mapa é uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debruça sobre a projeção de superfícies curvas sobre superfícies planas, no processo chamado planificação.


jean da silv andrade

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos