A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 1 ANO DO EM

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 1 ANO DO EM

Mensagem  Admin em Dom Maio 15, 2011 4:00 pm

APÓS ASSITIR O VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=8EHyraGT77Q&feature=related
E LER O TEXTO: http://www.portalimpacto.com.br/09/material2010/medio_e_vest/docs/vest/geo/f1/aula17_coordenadas_geograficas_e_fusos_horarios.pdf
Comente sobre os principais benefícios trazidos pela criação dos sistemas de coordenadas geográficas modernos para os meios de comunicação e transporte.


Última edição por Admin em Qui Jun 02, 2011 9:06 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 40

Ver perfil do usuário http://geoead.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

IMPORTÂNCIA DAS COORDENADAS GEOGRAFICAS E MAPAS

Mensagem  Caio Kretli em Qui Jun 02, 2011 6:00 pm

*Mapas são muito importantes para as pessoas que gostam de viajar, ou até mesmo passear por sua cidade, pesquisadores e estudantes.
Com a tecnologia, foram criados os GPS's, que são mapas em uma tela de LCD, coordenados por uma voz, sendo assim, mais facil de se locomover.
Antigamente usavam-se os mapas, pois ele era a única forma de informação.
*Nos mapas, existem as ESCALAS. As escalas são feitas para representar a distância real do mapa, correspondendo assim entre dimensões de terreno e as do mapa.
*Ex: Para descobrir quandos quilometros eu tenho que percorrer do Rio de Janeiro até São Paulo
Suponhamos que eles medem 2cm de distância no mapa.
A escala (distância REAL) estará em 1:30000000.

Temos uma fórmula: D= d.E
D= distância real
d= distância representada
E= escala

D= 2.30000000
D= 60.000.000 cm
TEMOS QUE PASSAR PARA KM.
Sendo assim: D= 600Km

A distância real entre
Rio de Janeiro e São Paulo é de
aproxidamente 600 km.
PRONTO! Você sabe aprox. quanto irá percorrer até SP. Muito útil.

O Mapa serve basicamente para isso: nos guiar quando não sabemos.
cheers

Caio Kretli

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A3 - Importantes meios de auxilio em transportes e comunicação ( coordenadas geograficas e mapas)

Mensagem  Anderson1º em Ter Jun 07, 2011 1:08 pm

Os paralelos e os meridianos funcionam como se fossem as avenidas e ruas, que nós usamos para se localizar nos guias. A partir da linha do equador, que divide o mundo em Norte e Sul, ou seja, horizontalmente. Os meridianos dividem em oeste e leste, ou seja, verticalmente.
Para saber uma localização na Terra é só saber sua longitude e latitude. Elas nos permitem qualquer localização do ponto da Terra, seja em qualquer lugar.
O mapa é uma forma de comunicação, mas é um meio antigo mesmo assim muitos utilizam e continua sendo utilizado por muitos hoje em dia. Ele ajuda na sua procura por informações e principalmente a localização.
O GPS também serve como um mapa de localização que fornece as coordenadas geográficas e a altitude de um lugar a partir de sinais que são captados de satélites que giram em torno da Terra nos dando sinais.
Para transportes e comunicação eles são muito eficientes, porque para uma pessoa que irá viajar e fazer uma entrega longe, poderá se localizar e saberá onde está e o que faz para chegar ao local aonde ele quer chegar, facilitando muito a vida de viajantes e meios de transportes.

É importante prestar atenção à escala do mapa. São muito usadas na Geografia, Geologia, Engenharia de Minas e demais ramos que necessitam de mapas para seus estudos. Não podemos desenhar um país todo em um mapa. Não teria como caber, então a escala é a redução para que caiba no mapa, e existe uma fórmula para saber a distância real, e a distancia do mapa. E é feito através de uma fórmula. Da seguinte forma:

E = escala

D = Distancia da realidade

d = distancia do mapa

Temos a fórmula: D = d.E

Descobrindo assim a distancia real que será em km.

E se quiser descobrir a escala basta dividir, assim:
d= D:E = Resposta.

Anderson1º

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A Importância das Coordenadas e etc (:

Mensagem  marcela em Ter Jun 07, 2011 2:55 pm

O Equador é uma linha imaginária que podemos usar como referência para deseguinar Norte, Sul, Leste , Oeste e etc. Tirando dai a idea de formar os mapas com os sentidos geográficos, como: latitude , longitude, linha do equador , meridiano de Greendwich entre outros . Cartografia e um tipo de ciência que a ajuda ao homem decifrar as informações de planaltos e planícies nos mapas chegando assim nas escalas que são medidas lineares que estão reduzidas nos mapas, podendo usar dois tipos de escalas, a numérica e a gráfica. Juntando todos esses pontos, podemos decifrar os Km, os Cm e tudo oque está a nossa volta .. atráves desses meios que foram criados GPS , mapas, bussolas e etc , que nos dias atuais são muitos importantes para achar o caminho quando se esta perdido e localizar lugares que não conhecemos e que não sabemos se existe .
Através desses recursos e principalmente do mapa, que muitas realizações foram formadas , como o descobrimento do Brasil e etc, ENTÃO AS COORDENADAS A GEOGRAFIA E TUDO OQUE A ENVOLVE É IMPORTANTE !
lol!

marcela

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 1 ANO DO EM

Mensagem  matheus cruz em Ter Jun 07, 2011 3:41 pm


As coordenadas geográficas são linhas imaginárias, medidas em graus, minutos e segundos, através delas podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra. As latitudes, ou paralelos, são as linhas paralelas ao Equador, que é o ponto de origem ou 0° . As longitudes, ou meridianos, são as linhas paralelas ao meridiano de Greenwich, que é o ponto de origem ou 0°.

A cidade de Curitiba , por exemplo, está a 25° 25' 40 de latitude sul e 49° 16' 23 de longitude oeste.. Ou seja, a 25º de distância do Equador, ao sul, e a 49º de distância do Meridiano de Greenwich, a oeste.A COORDENADA GEOGRÁFICA de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre é portanto, o cruzamento de um paralelo com um meridiano, ou seja, a latitude e a longitude do mesmo.
serve para localizar qualquer ponto na superficie da terra.De fundamental importância para navegação marítima e aérea, sem menosprezar a sua importância na localização terrestres.

um elemento importante é o O GPS ,um sistema de localização que fornece as coordenadas geográficas e a altitude de um lugar a partir de sinais captados por satélites artificiais que giram em torno da Terra.

Com a localização exata de qualquer ponto da superficie da terra , é possivel realizar comunicações e transportes com muito mais facilidade , pois nao há como realiza-las sem saber a localização exata do destino desejado.

ainda tendo que calcula-las , com as informações necessarias e com a formula
D=d.E (distancia da realidade é igual a distancia no mapa , vezes a escala )

claro , passando pala KM , tem se a distancia exata de um lugar para o outro , atraves das cordenadas geograficas

matheus cruz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

BENEFICIOS TRAZIDOS PELO SISTEMA DE COORDENADAS GEOGRAFICAS.

Mensagem  Kaio Gomes em Qui Jun 09, 2011 8:30 pm

As coordenadas geográficas sevem para localizar qualquer ponto no planeta, atreves de um cruzamento em linha imaginarias chamadas de meridianos e paralelos.
O mapa é um instrumento muito antigo, porem ainda é muito utilizado ate hoje. Através do mapa é possível descobrimos a distancia real de onde nos estamos ate o nosso destino final.
D= d.E
D= distância real
d= distância representada
E= escala
Com essa formula, descobrimos a distancia real de onde estamos ate o nosso destino através de cálculos. Os anos foram passando e a tecnologia aumentando criaram o GPS. Que já nos da o caminho que devemos percorrer e virar a tantos metros e etc.
As escalas foram criadas pois não é possível nos desenharmos o mundo em uma folha, a escala reduz o mundo para que caiba em uma folha.
Para o meio de transporte só trouxe benefícios, para uma pessoa que irá viajar ou fazer uma entrega , cujo não conheça o lugar poderia se achar no mapa e fazer o melhor caminho para o seu destino final. O GPS irá fazer tudo isso para você, até por que eles falam.

cheers cheers

Kaio Gomes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Beneficios da criação das coordenadas geográficas

Mensagem  Yasmin Barreto em Sex Jun 10, 2011 5:08 pm




Yasmin Barreto

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância dos mapas e das Coordenadas Geográficas =)

Mensagem  arthur da silva em Dom Jun 12, 2011 10:05 am

O meridiano no contexto da geografia, é uma linha norte-sul entre o Pólo Norte e o Pólo Sul.Serve também para saber a localização da Terra , sua longitude e latitude, permitindo uma localização de algum ponto da Terra.
O mapa é um meio antigo de Localizaçao ,porem ainda utilizado até hoje. Serve tambem para a distancia de um lugar onde quer que seja.Basta utilizarmos uma formula.
D= d.E
D= distância real
d= distância representada
E= escala

Essa formula nos ajuda a descobrir aonde estamos,e nos leva ate o destino final fazendo cálculos.Os anos se pasarao e a tecnologia evoluil trazendo uma nova criação,vamos dizer assim "um mapa digital" o famoso GPS.Faz a mesma função do mapa,só que mostra mais exatamente o lugar e ruas aonde estamos e aonde queremos chegar.

arthur da silva

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

As Coordenadas Geográficas e seus benefícios.

Mensagem  Angela Do Couto Capetini em Dom Jun 12, 2011 2:17 pm

Antes de mais nada,precisamos saber o que são coordenadas geográficas.De um jeito bem informal,podemos falar que são linhas imaginárias pelas quais a Terra foi “cortada”, essas linhas são denominadas paralelos e meridianos ; E através dessas linhas podemos estabelecer localizações precisas de um ponto do planeta.
O paralelo principal é a Linha do Equador,que divide a terra em norte e sul. E o meridiano principal é o Meridiano de Greenwich,que divide a terra em hemisfério Oriental e Ocidental.
Quando criaram as coordenadas geográficas também criaram a longitude e a latitude.Longitude é a localização de um ponto da superfície medida em graus, nos paralelos e no meridiano de Greenwich, e latitude é a distância medida em graus de um determinado ponto do planeta entre o arco do meridiano e a linha do equador.Com eles podemos localizar precisamente pontos na superfície terrestre.
O principal benefício dessa maravilhosa criação foi a precisão em achar localidades, pois quando você dá a latitude e a longitude fica mais rápido saber de onde você está falando.Por exemplo a cidade do Rio de Janeiro,na superfície terrestre,onde se encontra ? Vamos no mapa e observamos que se encontra LAT :23º S e LONG: 43º O. E também com o avanço da tecnologia ,hoje temos o GPS ,onde um satélite envia sinais da localização desejada ao aparelho. Tudo ficou mais fácil,não precisamos mais nos guiar por constrelações ou a sombra do sol como antigamente.

Angela Do Couto Capetini

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Coordenadas Geográficas e a Cartografia - E suas funções

Mensagem  Juliah Felix em Dom Jun 12, 2011 6:34 pm

Coordenadas Geográficas


As coordenadas geográficas são linhas imaginárias que dividem a terra em : paralelos e meridianos, cujo esses servem para estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.
Mesmo assim não podemos parar por aí já que esse tema abrange também subtemas como: Hemisférios, a Linha do Equador, o Paralelo Geográfico, o Meridiano de Greenwich, os Meridianos, a Latitude, a Longitude dos pontos, Pólo Sul e o Pólo Norte.

Hemisfério

O nome Hemisfério significa “metade da esfera”, e sendo assim possuímos uma linha que divide o planeta em dois hemisférios, e eles são :

· Hemisfério Norte – O Hemisfério Norte se localiza na metade do globo, entre a Linha de Equador e o Pólo Norte, possuindo latitude 0°.

· Hemisfério Sul - O Hemisfério Sul se localiza na metade do globo, entre a Linha de Equador e o Pólo Sul, possuindo latitude 0°.

· Hemisfério de Greenwich - O Hemisfério de Greenwich é um traçado na direção Norte indo para o Sul, e assim percorrendo toda a circunferência da Terra e é chamado de meridiano

OBS: Sendo a terra redonda pode-se dividi–la em 360°.


Linha do Equador

A Linha do Equador é uma linha que vai de leste a oeste, e dessa forma mantendo sempre a mesma distância dos hemisférios, sendo que serve como base para traçar outras linhas paralelas menores.

Paralelo Geográfico


Paralelos Geográficos é todo círculo menor, cujo é perpendicular ao Eixo terrestre, ou seja, paralelo ao Equador. Sendo que sobre um determinado paralelo, possui latitude constante. Cada posição em cada paralelo é medida através da longitude. Sobre o equador, tende a ter a latitude igual a 0°, dessa forma medindo de 0° à 90°, nesse caso para o Norte é positiva e para o Sul é negativa.

OBS: Paralelos também são convenções.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich é o limite entre o Hemisfério Ocidental e o Hemisfério Oriental, sendo assim ele serve de base para formar outros meridianos.

Meridianos

Os meridianos têm como serventia localizar qualquer ponto na superfície da Terra.

OBS: Os Meridianos e a Linha do Equador são considerados os marcos zeros, para que seja possível traçar outros paralelos e meridianos.


Latitude

A latitude se trata da distância de um ponto qualquer até a Linha do Equador.


Longitude

A longitude se trata da distância de um ponto qualquer raté o Meridiano Inicial.

OBS: A longitude e a latitude formam um sistema de coordenadas geográficas, e assim tendo a possibilidade de localizar qualquer lugar na superfície da Terra.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Cartografia

A Cartografia é a ciência de se preparar cartas, mapas e planos tendo os mais variados fins, possuindo diversos níveis de complexibilidade e informação, se baseando em elementos técnicos, científicos e artísticos, com base do resultado de pesquisas e até documentos. Sendo que as ciências mais usadas na cartografia são a geografia e a geodésia.

Mapa

O Mapa é a representação gráfica convencional, sendo ele, plano e constituido em escalas. Os principais mapas feitos são de áreas relativamente extensas, como o Atlas. Para se constutir um mapa é necessário uma série desistemas de cálculos matemáticos, sendo eles muito minunciosos.

Escalas
A escala é a relação entre a representação do fenômeno no mapa e a sua verdadeira dimensão. Sendo que se possuirmos a escala 1;1000000, significa que suas medidas lineares foram reduzidas.

Projeções

As projeções cartográficas são representações gráficas, cujo a passagem do elipsóide para uma superfície plana, em que as coordenadas como os : meridianos e paralelosservem de base geométrica para os mapas.

Para que possamos ter melhor compreenção sobre escalas vou mostrar como se faz um cáculo de escalas:

De começo temos a fómula, que é : D = d x e

Sendo que ( D ) é denominado de distância real, ( d) distância do local desejado medido diretamente no mapa e ( e ) escala do mapa.

Após descobrir essas imformações montamos o cálculo e resolvemos.

OBS: Nesse mesmo cálculo podemos decobrir a escala, se possuírmos as outras duas informações.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conclusão


Podemos ver com o mencionado acima, como as Coordenadas Geográficas e a Cartografia são de extrema necessidade em nossas vidas, pois temos os mais sofisticados meios de orientação geográficas possíveis, podemos ver que evoluímos muito se olharmos para o passado, veremos que nossos ancestrais se guiavam através da posição sol, das constelações, por meio da bússola, dos mapas e do astrolábio que tinha a função de medir a distância entre as estrelas, sendo assim seguindo através das contelações, foram esses os intrumentos que auxiliaram nossos antepassados na época das navegações, cuja vontade era ir a lugares longincuos, tendo em mãos esses instrumentos, que hoje em dia alguns deles já foram ultrapassados, ou seja, se observamos bem os dias em que vivemos, iremos ver o quanto crescemos tecnologicamente, já que possuímos o GPS, que tem como função localizar o lugar que se deseja ir e onde se está através do satélite, outra criação que nos traz um grande benefício, já que o próprio tem a capacidade de tirar fotos do espaço, captar e enviar sinais para os satélites da Terra, como localizações, variações climáticas entre outros, e também existe outro instrumento que podemos usar para nos auxiliar sobre a localização desejada, o mapa contendo escalas, e se necessário façamos a escala e descobrimos a nossa distãncia da localidade desejada. Com os grandes avanços em um curto espaço de tempo teremos instrumentos que nos dirão tudo o que desejarmos saber sobre o local que iremos. Por fim, é possível concluir que os mapas, GPS, satélites e outros, tem a função de facilitar a nossa vida e ajudar a nos encontrarmos em qualquer parte do mundo a partir de um clique.

Juliah Felix

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Coordenadas Geográficas e sua importância (:

Mensagem  jacqueline weck em Dom Jun 12, 2011 7:07 pm

Coordenadas Geográficas- latitude e longitude: Como o próprio vídeo nós diz os meridianos (vertical) e os paralelos (horizontal), tem como função localizar qualquer ponto no planeta terra. Tem como definição “linhas imaginarias” que dividem o planeta, entre latitude e longitude. Latitude: Norte e Sul (linha do Equador). Longitude: Oeste ou Ocidente e Leste ou Oriente (meridiano de Greenwich).

Escalas: São elementos que traduzem o que está representado no mapa, fazendo a relação entre o real e o representativo. Existem dois tipos de escalas, a escala gráfica e a escala numérica. Na escala numérica temos uma formula, e a partir dessa formula podemos descobrir a distância real. D= distância real (km) d= distância representativa (cm) E= escala Formula Completa: D=dxe

Mapas: Os mapas são objetos muito importantes, principalmente para profissionais na área da geografia, e para alguns na parte da ciência, e até mesmo para nós, que gostamos de viajar e passear. Apesar de ter sido muito mais utilizado antigamente, está sendo substituído aos poucos por outros objetos como os GPS e as fotos de satélites, são realmente objetos facilitadores para o trabalho e para o meio de transporte, com eles podemos chegar ao nosso destino sem problema algum. Apesar disso o mapa ainda é utilizado, e possui uma grande importância para cada um de nós.
albino

jacqueline weck

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Importância das Coordenadas Geográficas, mapas e escalas.

Mensagem  Lucas Borda em Seg Jun 13, 2011 2:07 pm

Com as linhas imaginárias (linha do Equador e meridiano de Greenwich) podemos localizar qualquer ponto na terra usando as coordenadas geográficas.
Os paralelos e os meridianos são como se fossem as avenidas e as ruas .
O equador é como se fosse uma grande avenida que divide a terra em norte e sul e o meridiano de greenwich é como se fosse uma outra grande avenida que divide a terra em leste e oeste.
Para localizarmos qualquer ponto na terra basta sabermos sua latitude e longitude.
Com os meridianos e paralelos podemos descobrir a latitude e longitude de qualquer lugar.
Com as coordenadas geográficas podemos localizar qualquer lugar na terra.
O mapa é na verdade, a mais antiga forma de comunicação.Seu objetivo principal é facilitar a seleção e o manuseio de informações, o que é mais fácil em um papel
plano do que num globo esférico.
As escalas são importantes para a representação da realidade no mapa, para estabelecer uma correspondência entre as dimensões do terreno e as do papel.
Em um mapa podemos usar dois tipos de escala:
Numérica que é representada por uma fração numérica e a Gráfica que corresponde a uma relação entre as dimensões reais e aquelas representadas no mapa.

Utilizando a fórmula: D=d.E
D= distância real
d= distância representada
E= escala

Podemos assim descobrir a distância real entre qualquer lugar na terra, seja cidade, estado, país ou etc.
Para descobrirmos a escala basta dividir D:d=E.

Lucas Borda

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 1 ANO DO EM

Mensagem  Jason Lucas em Seg Jun 13, 2011 6:30 pm

Mapas : Era o meio mais utilizado para se localizar ou procurar o local aonde queria chegar. Tinha os Guia de Ruas é um tipo de mapa em forma de livro nele tem as instruções de como você chegar no local desejado. Mais com o avanço da tecnologia foi criado o famoso GPS é um sistema de radio navegação baseado em satélites desenvolvido e controlado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos da América (U.S.DoD) que permite a qualquer usuário saber a sua localização, velocidade e tempo, 24 horas por dia, sob quaisquer condições atmosféricas e em qualquer ponto do globo terrestre.
Escalas: Ela é utilizada para dar uma representação de realidade no mapa. Existe dois tipos de escala a Numérica e a Geográfica.

*Geográfica: Corresponde a uma relação entre as dimensões reais e aquelas representadas no mapa.
Ex.: Na escala 1: 100 000 - "1 cm" representa a distância no mapa enquanto que o "100 000 cm" representa a distância real. Isto significa que 1 cm no mapa corresponde a 100 000 cm na realidade, ou seja 1 km


*Numérica: A escala numérica é representada sob a forma de fração. O numerador é sempre a unidade (1) e indica a distância no mapa, e o denominador a distância real (número de vezes que a realidade foi reduzida para ser cartografada) correspondente, sempre em centímetros (cm).
Ex: Uma Escala de 1 : 5000.000 de um determinado mapa , tem uma distância gráfica entre duas cidades de 5 cm, a distância real destas duas cidades são :

a) 50 km
b) 500 km
c) 25 km
d) 250 km

a resposta correta é : letra D, pois a resposta está em km, logo vamos cortar cinco zeros da Escala dada : 50/0/0.0/0/0 : eliminando os cinco zeros teremos : 50, assim 50 x 5 = 250 km, logo a resposta é 250 km


JASON LUCAS

Jason Lucas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 1 ANO DO EM

Mensagem  WesleyLeo em Ter Jun 14, 2011 2:49 pm

O sistema de mapeamento da Terra através de coordenadas geográficas expressa qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra. Herdeiro das teorias dos antigos babilônios, expandido pelo famoso pensador e geógrafo grego Ptolomeu, um círculo completo é dividido em 360 graus (360°).

Sistemas de Coordenadas Geográficas

Existem pelo menos quatro modos de designar uma localização exata para qualquer ponto no globo extra terrestre.
Nos três primeiros sistemas, o globo é dividido em latitudes, que vão de 0 a 90 graus (Norte ou Sul) e longitudes, que vão de 0 a 180 graus (Leste ou Oeste). Para efeitos práticos, usam-se as siglas internacionais para os pontos cardeais: N=Norte, S=Sul, E=Leste/Este, W=Oeste.
Para as latitudes, o valor de cada unidade é bem definido, pois a metade do grande círculo tem 20.003,93km, dividindo este último por 180, conclui-se que um grau (°) equivale a 111,133km. Dividindo um grau por 60, toma-se que um minuto equivale a 1.852,22m. Dividindo um minuto por 60, tem-se que um segundo equivale a 30,87m,
Para as longitudes, há um valor específico para cada posição, que aumenta de 0 na Linha do Equador até aos Pólos , onde está o seu valor máximo (90º de amplitude do ângulo).

As coordenadas geográficas ajudam muito no transporte porque, localiza com precisão o local do destinatário e também para estimas distâncias grandes como a Terra em menores proporções.

WesleyLeo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Coordenadas Geográficas- benefícios

Mensagem  Anne Caroline em Ter Jun 14, 2011 5:56 pm

As coordenadas geográficas são conjuntos de informações formadas pelas latitudes e longitudes. Latitudes e Longitudes podem ser definidas como linhas “imaginárias” que nos auxiliam na localização de pontos da superfície do globo terrestre.
Definição:
Latitude- Linhas imaginárias, denominados paralelos que são medidos em graus a partir da Linha do Equador, na qual divide a Terra em dois hemisférios, Norte e Sul.
Longitude- Linhas imaginárias, chamados de meridianos que são traçados em graus a partir do Meridiano de Greenwich, dividindo a Terra em hemisfério Oriental e Ocidental.
Todas essas informações normalmente estão representadas nos mapas, que podem ser definidos com uma representação da realidade, mas não a própria. Nesses mapas também estão contidas as escalas, que estabelecem uma correspondência entre as dimensões do terreno e as do papel.
Para calcular a distância entre duas cidades a partir da escala usamos a fórmula:
D = d. E
Onde:
D - Distância real
d - distância representada
E - Escala

Esse sistema de coordenadas geográficas, trouxeram muitos benefícios pois com elas podemos saber qualquer ponto na superfície da Terra. Uma maior facilidade também para os meios de transportes que conseguem se localizar em diversas situações e podendo haver a comunicação em caso de perigo, perdas, etc. Também trouxe benefícios para aréas de estudos, profissões que encontraram nas coordenadas geográficas melhores condições para descobertas e pesquisas.
E o melhor de tudo é que com o avanço da tecnologia a facilidade de se localizar está aumentando como por exemplo o GPS que recebem sinais via satélites, que em questão de segundos podem nos dar qualquer localização que desejarmos. Ou seja, se localizar nem é tão complicado como muitas vezes pensamos.

Anne Caroline

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 1 ANO DO EM

Mensagem  Lucas Avelino em Ter Jun 14, 2011 10:05 pm

Os mapas são importantes instrumentos de orientação e localização no espaço geográfico. Através deles, podemos obter diversas informações referentes não somente à localização, mas também sobre o relevo de uma região, o clima, o tipo de vegetação, a economia, a demografia de um lugar, a hidrografia entre tantas outras. Os mapas existem desde antes mesmo a escrita ter sido inventada. Eles servem para representar alguma parte do espaço geográfico. Existem diversos tipos de mapas, e cada um deles pode apresentar aspectos diferentes, mesmo se tratando de uma mesma região, como por exemplo, a vegetação ou características da hidrografia de um lugar.

A formula:
D= d.E
D= distância real
d= distância representada
E= escala
esta formula nos ajuda a calcular o nosso destino final utilizando cálculos, porem hoje em dia temos novas maquinas que nos ajudam a descobrir distancias sem termos que fazer estes cálculos uma delas e o famoso GPS o novo mapa eletrônico.

o meridiano e a linha do equador são a base da localização mundial sem eles não teríamos horários e a vida seria um caos, existem também outras linhas imaginarias ao redor do globo mais elas não tão importantes para a localização como o meridiano de Greenwich e a linhas do equador elas são mais relacionadas ao clima.

cheers cheers cheers cheers

Lucas Avelino

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importancia das Coordenadas Geográficas e seus benefícios.

Mensagem  Charles Hollandes em Ter Jun 14, 2011 10:11 pm

primeira mente tem que saber o que são coordenadas geográfica,como ela ajuda no nosso mundo de hoje em geral.
coordenadas
geograficas são linhas imaginárias, medidas em graus, com elas
podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra outra. As
latitudes, ou paralelos, são as linhas paralelas ao Equador, As
longitudes, ou meridianos, são as linhas paralelas ao meridiano de
Greenwich.
o mapa é muito usado no dia do hoje, mesmo tendo varios
outros objetos que ajuda localizar a longitude e latitudes, muitas
pessoas hoje em dia trabalha com o mapa,são usadas em engenharia,
Geologia, Geografia.Mas tem outros objetos que usam muito em
onibus,carros e o "GPS" ele ajuda muitas pessoas com sua função de
localizar os locais, te leva no endereço exator,ele dar a longitudes e
latitudes do local onde vc esta indo,para quem ja mecheu sabe .
mas
vimos que o mapa é muito importante,temos que saber mecher direito nessa
obra pirma que o homem inventou ,para que possamos saber a escala real
do nosso determinado local, por isso o homem inventou uma formula para
saber a distância real e a distância do mapa. ela é feita assim:
E = escala

D = Distancia da realidade

d = distancia do mapa

Temos a fórmula: D = d.E

Descobrindo assim a distancia real que será em km.

E se quiser descobrir a escala basta dividir, assim:
d= D:E = Resposta.

então vimos que tempo passa,novos tempos vem e a aquele papel que se chama mapa, nos ajuda muito no tempo de hoje ..

Charles Hollandes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

COORDENADAS GEOGRAFICAS

Mensagem  gabrielle kristian em Qua Jun 15, 2011 4:30 pm

Equador: É a linha horizontal central que divide a Terra em hemisférios norte e sul e que formam um ângulo de 90º com os polos. Outras linhas traçadas paralelamente ao equador são chamadas de paralelos ou convenções.

Meridiano de Greenwich: É o meridiano principal e central, vertical que divide a Terra em hemisférios leste e oeste. Este meridiano é o limite entre o hemisfério oriental e ocidental.

Estas linhas e meridianos servem para localizarmos qualquer ponto na superfície da Terra.

A linhas do Equador e o Meridiano de Greenwich são considerados mascos 0 (zero). A partir deles são traçados os paralelos (horizontal) e os meridianos (vertical).
A distância entre um ponto qualquer até a linha do equador é chamada de latitude, e a distância de um ponto até o meridiano de Greenwich é chamada de longitude. A latitude e longitude juntas, são chamadas de sistema de COORDENADAS GEOGRÁFICAS.

Para representas o mundo em um planisfério, sem distorções, usamos a projeção cilíndrica.

Cartografia: É a ciência de preparar cartas, mapas e planos para os mais variados fins, tendo por base os resultados da observação direta ou da análise de documentos.

Escala: É a relação estabelecida entre a representação do fenômeno no mapa e sua verdadeira dimensão. A escala 1:1000000 significa que cada medida linear do espaço real está reduzida, no mapa a milionésima parte (1Km=1mm).
A escala é considerada pequena quando se reduz muito uma informação, por outro lado uma escala é considerada grande quando se reduz pouco uma informação. Existem dois tipos de escalas:
*Escala numérica: É representada por uma fração numérica.
*Escala gráfica: Relação entre as dimensões reais e aquelas representadas no mapa.

Cartas: Diferem dos mapas pela representação gráfica em grande escala, enquanto que os planos são cartas que representam áres relativamente pequenas, o que permite desprezar curvatura e adotar escala constante.

Mapa: É a mais antiga forma de comunicação, precedendo até mesmo a escrita. Seu objetivo principal é facilitar a seleção e o manuseio de informações, o que é mais fácil em um papel plano do que em um globo esférico.

Projeção: As projeções cartográficas são representações gráficas da passagem do elipsóide para a superfície plana do mapa em que a rede de coordenadas geográficas curvilíneas (meridianos e paralelos) serve de base geométrica para os mapas. Podem ser:
*Equiangulares: Permite medição de ângulos e determinação de rumos.
*Equiárias ou equivalentes: Proporcionam maior exatidão quanto à áreas.

Portanto, todos os tópicos descritos acima, abordados tanto no vídeo quanto no texto, são importantes a séculos, desde a criação de embarcações pra meios de transporte. São todos utilizados pra nos ajudar a nos localizarmos com mais facilidade, sem ter erro na definição do ponto do local em que estamos. Sem estes, embarcações, aviões e até mesmo nos meios de comunicação não estariam circulando e agindo com tanta facilidade.
por: Gabi Kris What a Face

gabrielle kristian

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mapas e GPS importantes meios de orientação

Mensagem  Pedro Henrique B. Rocha em Qua Jun 15, 2011 5:11 pm

Os mapas são ferramentas muito importantes, utilizados basicamente para localização em qualquer ponto da terra. Tal ferramenta necessita que seu utilizador tenha conhecimentos básicos para sua utilização: A escala, longitude e longitude.
A escala é utilizada para conhecimento real da distancia que esta menor no mapa, por exemplo, se um mapa tem escala 1:200000000 significa que a cada distancia de 1 cm do mapa significa 2000000000 cm do plano real, esse conhecimento pode ser utilizado para calcular o tempo que se leva de um local para o outro. A longitude e latitude são medidas em graus dos meridianos e paralelos respectivamente, sendo utilizado para identificar pontos na superfície terrestre.
Fazer tantos cálculos demora tempo, por isso atualmente um novo aparelho chamado GPS, Sistema de Posicionamento global, foi inventado. É semelhante a um celular (ou está integrado em um); possui vozes, setas e caminhos marcados para levá-lo para onde quiser. O GPS também faz cálculos de velocidade e tempo não sendo necessário gasto de tempo.
Devido a tecnologia podemos nos localizar sem tantas informações alem de fazer cálculos rápidos sem gasto de tempo. Não importa o meio utilizado: mapas ou GPS, ambos são utilizados para orientação e para estudo por alunos, professores, geólogos e etc.

Pedro Henrique, 1º ano E.M. study

Pedro Henrique B. Rocha

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Principais benefícios trazidos pelas coordenadas geograficas

Mensagem  Karollina Mendes - 2 em Qua Jun 15, 2011 6:01 pm

Bom, as coodenadas tem como principal beneficio para a população em geral, horientar e mapificar resumidamente de uma forma que facilite a população em geral a se localizar, em relação a horário, distância, comunicação e transporte(seja ele um avião ou um carro). São como se fossem ruas e avenidas que cruzam todo o territorio terrestre. As coordenadas geograficas são os paralelos e os meridianos. Essas coordenadas não são visiveis, são linhas imaginárias traçadas apenas sobre os mapas e o globo terrestre (linha do Equador e meridiano de Greenwich). Podemos nos localizar em qualquer lugar do globo apenaz tendo a latitude e longitude. Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas em graus, minutos e segundos. Elas são medidas angulares entre dois pontos
Os paralelos e os meridianos são indicados por graus de circunferências. Um grau corresponde a uma das 360 partes iguais em que a circunferência pode ser dividida. Um grau por sua vez dividi-se em 60 minutos (ou uma hora) e cada minuto pode ser divido em 60 segundos.
Nos mapas ezistem escalas que nos ajudam a saber a distancia real de um lugar pra o outro. Para isso usamos a formula: D= d x E. A onde D= distância real; d= distância representada; E= escala

Karollina Mendes - 2

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 1 ANO DO EM

Mensagem  duddamenezes em Qua Jun 15, 2011 6:51 pm

Os mapas são ferramentas muito importantes para todo mundo, com ele sabemos onde
estamos e aonde queremos ir. São utilizados por pesquisadores e estudantes para pesquisas,
ou para descobrirmos as longitudes ou latitudes dos lugares por isso que o mapa é todo
dividido por linhas horizontais e verticais . A vantagem é, que usando o equador como referencia
pode traçar varias linhas paralelas menores chamadas de paralelos. Essas linhas não existem,
mas foi o homem que criou para o mapa. E todas essas linhas serve para localizar qualquer ponto
na superfície da terra. E como o vídeo cita , os paralelos e meridianos são como avenidas.
As Escalas representam, de forma gráfica, um mapa e a realidade do espaço geográfico real,
com isso os mapas podem utilizar duas escalas, numérica ou gráfica.

Escala numérica: É representada em forma de fração 1/10.000 ou razão 1:10.000, isso significa
que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real.

Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espaço real.

Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica.
Com as cordenadas geograficas podemoslocalizar qualquer lugar da terra seja nos continentes
ou nos oceanos.

Existe uma formula que nos ajuda a descobrirmos essas escalas

D = Distancia da realidade
d = distancia do mapa

Temos a fórmula: D = d.E

Assim a distancia real que será em km.

E se quiser dividir essa formula
d= D:E = R.

Com todas essas informações podemos saber aonde estamos ou aonde queremos chegar. study study

Eduarda Menezes.

duddamenezes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância das coordenadas geográficas

Mensagem  Aline Vieira em Qui Jun 16, 2011 5:38 pm

Os mapas são pedaços de papéis, no qual são muito úteis, tanto para se achar em algum lugar ou para estudar e para podermos entender em escala menor o quanto é grande o planeta terra e as localidades onde vivemos. Na Terra exitem vários meridianos como o de Greenwich que se encontra na vertical, como os parelelos como Trópico de Capricórnio que se encontram na horizontal, todos esses são linhas imaginárias no qual facilita-nos a divisão do globo e entermos mais sobre as escalas. A Terra também é ''dividida'' em Círculo Polar Ártico no qual se encontra acima, e o Círculo Polar Antártico que se encontra abaixo. No mapa se encontra as escalas, no qual são usadas para sabermos a DISTÂNCIA REAL no mapa. No mapa existem dois tipos de escalas, as numéricas e as gráficas. Sabemos pela escala quando iremos saber a distância real entre duas cidades, mais para isso usa-se uma fórmula que é D=d.E . Bom o mapa já foi bem usado antigamente, pois, hoje em dia existe mapas tecnológicos, que são coordenados por vozes, que ajudam a conduzir as pessoas e são chamados GPS'S. study

D= distância real
d= distância do mapa
E= escala

Aline Vieira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância das coordenadas geográficas hoje

Mensagem  Paulo Henrique em Qui Jun 16, 2011 6:03 pm

Desde quando foram feitos os primeiros sistemas de coordenas geográficas até hoje, as coordenadas geográficas nos ajudam a nos localizar em um certo ponto do globo terrestre ou ate mesmo a ir de um bairro a outro de carro.
Antigamente antes que fosse inventada a escrita povos antigos já utilizavam coordenadas geográficas para delimitar áreas e regiões. Depois, com o tempo os mapas e o sistema foi se aprimorando e ja se tinha mapas mais ou menos precisos da europa e outros continentes o que ajudou muito no exercício das relações economicas com o exterior.
Mais tarde com o avanço da tecnologia de mapeamento e a necessidade de ligações com outros países mais distantes as coordenadas geograficas não só ajudou o ser humano a se encontrar na Terra como também o fez criar padrões horarios para cada país que passasse um meridiano no meio, os fusos horarios.
Com a invenção dos satélites a representação cartográfica e as coordenadas ficaram mais precisas e com isso hoje com a ajuda das coordenadas geográficas e de um satélite é possível saber exatamente onde você está, em que bairro, em que estado em que país etc. com o sistema de posicionamento global (GPS).
Hoje em dia entregadores de cartas utilizam muito esse sistema para chegar ao lugar exato para onde a carta foi enviada.
Ainda há inumeras formas de utilização das coordenada geográficas que nos ajudam em cada coisa que fazemos.

Paulo Henrique

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Coordenadas Geográficas

Mensagem  Nathália Carvalho 1ª E.M em Qui Jun 16, 2011 9:31 pm

As coordenadas geográficas são linhas imaginárias, medidas em graus, minutos e segundos, através delas podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra. As latitudes, ou paralelos, são as linhas paralelas ao Equador, que é o ponto de origem ou 0°; são . As longitudes, ou meridianos, são as linhas paralelas ao meridiano de Greenwich, que é o ponto de origem ou 0°.
O número de paralelos são infinitos sobre a superfície da Terra. São traçados de segundo em segundo ou fração deste, de minuto em minuto, de grau em grau... variando de 0º a 90º nos dois sentidos (Norte e Sul) tendo início na Linha do Equador. Assim como os paralelos, o número de meridianos também são infinitos, variando de 0º a 180º nos dois sentidos (Leste e Oeste), a partir do Meridiano de Greenwich. Todos os pontos da superfície terrestre são localizados pelo cruzamento de latitude e longitude. Paralelos - Os paralelos são as distâncias medidas em graus, partindo do Equador (0º) até 90º norte e sul.São linhas imaginárias que cortam a terra em fatias horizontais paralelas a linha do Equador, representa as latitudes.
Os mapas são importantes instrumentos de orientação e localização no espaço geográfico. Através deles, podemos obter diversas informações referentes não somente à localização, mas também sobre o relevo de uma região, o clima, o tipo de vegetação, a economia, a demografia de um lugar, a hidrografia entre tantas outras. Os mapas existem desde antes mesmo a escrita ter sido inventada. Eles servem para representar alguma parte do espaço geográfico
Escala numérica: É representada em forma de fração 1/10.000 ou razão 1:10.000, isso significa
que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real.

Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espaço real.

Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica.
Com as coordenadas geográficas podemos localizar qualquer lugar da terra seja nos continentes
ou nos oceanos.

Existe uma formula que nos ajuda a descobrirmos essas escalas

D = Distancia da realidade
d = distancia do mapa

Temos a fórmula: D = d.E

Assim a distancia real que será em km.


cheers

Nathália Carvalho 1ª E.M

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/06/2011
Idade : 22

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Benefícios atuais do Sistema de Coordenadas Geográficas

Mensagem  ingrid camargo em Qui Jun 16, 2011 10:59 pm

A identificação de pontos sobre a superfície da Terra é feita através do Sistema de Coordenadas
Geográficas de duas componentes básicas:Latitude e Longitude.
Latitude é contada apartir do Equador 0°até 90°N(norte) ou 90°S(sul).
Longitude é contada apartir do Meridiano de Greennwich 0° até 180°E(este)
ou 180°W(oeste)
São Paralelos e Meridianos que funcionam como se fossem ruas e avenidas que servem para
nos localizarmos em qualquer ponto na face da Terra,seja nos continentes ou nos oceânos.
O maior benefício das Coordenadas Geográficas é poder localizar qualquer lugar ou qualquer
fenomeno em toda a parte da Terra mesmo sem conhê-la,seja em alto mar ou no deserto.
Além disso,juntamente com a ajuda do GPS,pode-se supervisionar béns,meios de transportes e
outros.
Atualmente com o GPS(Sistema de Posicionamento Global),quaquer pessoa pode determinar
as coordenadas com margem de erro de no máximo 10metros do local onde está posicionada.
O Sistema é apoiado por 24 satélites que refletem os sinais de rádio para o local onde o aparelho
está em operação.O satélite envia ao GPS dados sobre a localização de qualquer lugar,atraves
de coordenadas Geográficas.Ajuda na localização de equipes de busca,geólogos,cientistas,esportista e etc.
Cartografia:é a ciência de preparar cartas,mapas e planos para os mais variados fins,baseados em elementos
científicos,técnicos e artísticos de extremo apuro,com base nos resultados na análise de documento.
Mapas O mapa é a forma mais antiga de comunicação,é a representção gráfica convencional geralmente plana
e em pequena escala.
Escala: É a relação estabelecida entre a representação do fenômeno no mapa e sua verdadeira dimenção,
ou seja,representação da realidade no mapa.

ingrid camargo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 1 ANO DO EM

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum