A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 1 ANO DO EM

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Coordenadas Geográficas, meridianos, paralelos, mapas, escalas etc =)

Mensagem  Thalita Gleice em Sex Jun 17, 2011 8:22 am

As coordenadas Geográficas são de muita utilidade para estudiosos da área e etc. Elas expressam qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra. Com elas, pode-se localizar vários pontos do mundo. São linhas imaginárias, mas com certeza muito úteis. Existem também outras linhas imaginárias que ajudam a localização dos pontos no planeta. Dentro do sistema coordenadas geográficas, existem também os meridianos e paralelos (longitude e latitude).
Os mapas também são de grande importância, eles ajudam a distinguir onde fica cada pais (continente) e ajudam na localização e orientação de viajantes.

Meridianos e paralelos

Os paralelos são linhas paralelas ao equador — a própria linha imaginária do equador é um paralelo; Os meridianos são linhas semicirculares, isto é, linhas de 180° — eles vão do Pólo Norte ao Pólo Sul e cruzam com os paralelos. As longitudes são linhas imaginárias que dividem o planeta verticalmente e tem um meridiano principal: o meridiano de Greenwich. Este meridiano parte o planeta em 2 hemisférios: Leste e Oeste. Ele também serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários. As latitudes são linhas imaginárias que cortam o planeta horizontalmente e são paralelas a linha do Equador. Essa linha corta nosso planeta em 2 hemisférios. Norte e Sul. A linha do Equador, é a principal. O raio do equador é cerca de 6 378 km, a que corresponde um perímetro de 40 075 km e fica a 0°. A linha do equador cruza os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, bem como 14 estados de África, Ásia e América do Sul (de oeste para leste, a partir do meridiano de Greenwich).

Mapas

Os descobrimentos portugueses foram o conjunto de viagens e explorações marítimas realizadas pelos portugueses entre 1415 e 1543. Os descobrimentos resultaram na expansão portuguesa e deram um contributo essencial para delinear o mapa do mundo, impulsionados pela reconquista e pela procura de alternativas às rotas do comércio no Mediterrâneo. Com estas descobertas os portugueses iniciaram a Era dos Descobrimentos europeus que durou do século XV até ao XVII, e foram responsáveis por importantes avanços da tecnologia e ciência náutica, cartografia e astronomia, desenvolvendo os primeiros navios capazes de navegar em segurança em mar aberto no Atlântico.

Fuso Horário

A hora era uma característica extremamente local. Antigos viajantes tinham que acertar o relógio toda vez que chegavam a uma cidade nova. O acerto de horas era feito através do sol: o meio dia representava o ponto mais alto que a estrela alcançava. Grande parte das empresas, devido a estas irregularidades resolveram fixar cem fusos dos caminhos de ferro. As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. Então, dividindo a circunferência da terra (360 º) por 24hs saberemos que a luz do sol, percorre 15 º a cada 1h. O fuso horário é um sistema de horas que se baseia no movimento de rotação e na iluminação da superfície terrestre. A formula do fuso horário é a seguinte: se temos cidades em hemisférios diferentes, soma-se os graus e divide por 15 para saber a diferença de hora. Agora, se temos cidades no mesmo hemisfério, dimunui-se os graus e divide também por 15 e achamos a diferença de hora.

Escalas

As escalas basicamente traduzem o que estão nos mapas. Servem para calcular km, m, cm, no planeta. Constitui-se em um dos elementos essenciais de um mapa, juntamente com a legenda, a orientação, a legenda (convenções cartográficas) e a fonte. Existem dois tipos de escalas: A gráfica e a númerica. A escala grafica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território. A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). A primeira informação que ela fornece é a quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa é 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa. Na escala numérica as unidades, tanto do numerador como do denominador, são indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata-se portanto da representação numérica da mesma escala gráfica apresentada anteriormente.

Fórmula das escalas:

A escala é definida pela fórmula:
E = d / D onde:
•E é a escala
•d é a distância na projeção
•D é a distância real.

Bom, com essas dicas, podemos nos localizar em qualquer lugar do mundo cheers Thalita Gleice *-*

Thalita Gleice

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Importancia das Coordenadas Geograficas nos dias de Hoje [=

Mensagem  Letícia Sabido em Sex Jun 17, 2011 3:37 pm

Hemisfério quer dizer metade da esfera. A Linha do Equador ela é traçada bem no meio separando os dois pólos com a mesma distância entre eles. A Terra é dividida em dois hemisférios o Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

A Linha do Equador nos ajudar a traçar várias outras linhas chamados de paralelos ou convenções.

Convenções quer dizer linhas verticais e horizontais inventadas pelo homem.
Uma das linhas verticais é traçada no Greenwich.

O Meridiano de Greenwich é o limite entre hemisfério ocidental e oriental a partir dele são traçados vários outros meridianos.
Tudo isso serve para localizar qualquer ponto na Terra.

Para representar a realidade no mapa é preciso que veja o quanto a realidade foi reduzida para caber no papel e no mapa e isso é feito através das Escalas.
Quanto maior a escala maior o numero de detalhes representados.
Em um mapa podemos usar dois tipos de escala: a numérica e gráfica.
A escala (E) de um mapa é a relação entre a distância no mapa (d) e a distância real (D).

A numérica é representada por uma fração numérica em que o numerador corresponde a medida no mapa e o denominador corresponde a medida do terreno.

A escala gráfica corresponde a uma relação entre dimensões reais e aquelas representadas no mapa.

O mapa é o método mais antigo para localizar qualquer lugar aonde você queira chegar, seria impossível representar os fenômenos humanos, políticos, econômicos, físicos. Por isso existem os mapas topógrafos e os temáticos.
Mapa topografo: uma variedade de mapas de larga escala que se caracterizam pela detalhada representação do relevo.
Mapa temático: é a representação de informações sob uma perspectiva geográfica, transformando o Espaço-Território em elemento de análise espacial de dados.

Concluo meu trabalho dizendo que os mapas, as escalas, as coordenadas geográficas são importantes para podermos nos guiar a algum lugar que não conhecemos direito, para poder localizar relevos, a economia, a demografia do lugar, para guiar barcos, aviões, entre outras coisas.
Very Happy cheers

Letícia Sabido

Mensagens : 1
Data de inscrição : 03/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Importância das Coordenadas Geográficas

Mensagem  Samara Lima em Sex Jun 17, 2011 7:12 pm

As coordenadas geográficas são linhas imaginárias, medidas em graus, minutos e segundos, através delas podemos definir a posição de um ponto na superfície da Terra. As latitudes, ou paralelos, são as linhas paralelas ao Equador, que é o ponto de origem ou 0°. As longitudes, ou meridianos, são as linhas paralelas ao meridiano de Greenwich, que é o ponto de origem ou 0°.
O número de paralelos são infinitos sobre a superfície da Terra. São traçados de segundo em segundo ou fração deste, de minuto em minuto, de grau em grau,variando de 0º a 90º nos dois sentidos (Norte e Sul) tendo início na Linha do Equador. Assim como os paralelos, o número de meridianos também são infinitos, variando de 0º a 180º nos dois sentidos (Leste e Oeste), a partir do Meridiano de Greenwich. Todos os pontos da superfície terrestre são localizados pelo cruzamento de latitude e longitude. Paralelos - Os paralelos são as distâncias medidas em graus, partindo do Equador (0º) até 90º norte e sul.São linhas imaginárias que cortam a terra em fatias horizontais paralelas a linha do Equador, representa as latitudes.
A importância das marcações de coordenadas está na possibilidade de permitirem a navegação.Servem para localizar qualquer ponto na superfície terrestre.Fundamental importância para navegação marítima e aérea, sem menosprezar a sua importância na localização terrestres.

Samara Lima

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/06/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Principais benefícios das coordenadas geográficas.

Mensagem  Lucas Medeiros em Sex Jun 17, 2011 10:24 pm

As coordenadas geográficas foram criadas para localizar qualquer ponto na superfície da Terra. As principais são: Linha do Equador, divide a Terra em hemisfério norte e sul, e o Meridiano de Greenwich que divide a Terra em hemisfério oriental e ocidental.

As escalas também são muito importantes para achar o ponto em que estamos na Terra. Com a escala podemos achar a distância real com uma fórmula que é:

D=dxe

D - Distância Real
d - Distância Representada
e - Escala


Em 2000 a.C os chineses inventaram a Bússola que é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas dos metais e do campo magnético terrestre. Flávio Gioia que introduziu também o desenho da rosa-dos-ventos na bússola.

Antigamente você queria localizar uma rua e usava o Guia Rex. Hoje com a tecnologia temos o GPS que é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS.

Com a tecnologia avançada alguns celulares possuem GPS ou então é só baixar o aplicativo.


Lucas Medeiros

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/05/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 1 ANO DO EM

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum