Geotemas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM

+6
Gabriela de Jesus Santana
Tarciana3ºano
Nathalia Mendes
AmandaSilvana3ºano
andremark3ano
Admin
10 participantes

Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM

Mensagem  Admin Dom maio 15, 2011 4:01 pm

APÓS ASSITIR O VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=aoiP-WK3V8o
E LER O TEXTO: http://www.cnpma.embrapa.br/down_hp/354.pdf
Comente sobre a discussão que está em pauta e breve será votada no congresso brasileiro sobre o novo código florestal brasileiro, mostrando os prós e os contras para o meio ambiente e para o desenvolvimento da agricultura no país.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 46

https://geoead.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty Possível melhoria....De todos os lados!

Mensagem  andremark3ano Ter Jun 07, 2011 8:57 pm

O novo código florestal tem em vista a melhoria da situação dos agricultores. esse novo código e visto como uma reforma ambiental que procura segurança, facilidade de desenvolvimento para agricultores, doutros benefícios. mas s destaca a possibilidade de se legalizar ate 95% das terras, o querelaria a uma organização e controle dos agricultores e das terras. Para os cidadãos comuns, o novo código vai trazer uma certa tranqüilidade ao saber que as terras estão sendo bem utilizadas, parais agricultores que estão dentro da lei, o código trará um apoio e uma atenção especial voltada para sua área, e para os produtores donos de terra ilegais ou com irregularidade de documentes demais requisitos, esses poderão se atualizar e se posicionarem de maneira correta. Sendo assim o novo código pode trazerem melhoria na produção e progresso da agricultura no pais. Aos poucos a atenção para com a agricultura vai crescendo.

andremark3ano

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty E o meio ambiente?...

Mensagem  andremark3ano Ter Jun 07, 2011 9:09 pm

E o meio ambiente, como e que fica nessa historia toda? bom a importância da agricultura esta cada vez mais, sendo discutida e reconhecida.E algumas reformas no plano das terra no brasil precisavam ser feitas. E o novo código pretende realiza-las. mas a evolução e desenvolvimento vai se dar aos poucos. A preservação do meio ambiente e polemica e também constantemente discutida. E estão sendo feitas fiscalizações e com uma atenção voltada para o desmatamento e uso ilegal das terras, esse problema pode ser "solucionado", ainda mais com o código revisando todas as terras. mas e claro que meio ambiente nao e uma discussão simples e peques, pelo contrario envolve muitos aspectos e necessita de bons projetos para trabalhar.Toda ajuda e boa. Mas falta muito para chegarmos a uma resposta--solução!

andremark3ano

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty isso e um fórum em....

Mensagem  andremark3ano Ter Jun 07, 2011 9:14 pm

Estão ai dois tópicos regidos pela discussão sugerida pelo professor que podem ser contestadas,argumentadas, e melhoradas. Estão abertas para analise e discussão...qualquer coisa e so postar!! -fica ai a minha contribuição--obrigado.

andremark3ano

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty Alguém mais se habilita a comentar?

Mensagem  Admin Sex Jun 10, 2011 1:05 pm

andremark3ano escreveu:
Estão ai dois tópicos regidos pela discussão sugerida pelo professor que podem ser contestadas,argumentadas, e melhoradas. Estão abertas para analise e discussão...qualquer coisa e so postar!! -fica ai a minha contribuição--obrigado.
Quem concorda ou discorda do novo código!? valeu André por fomentar a discussão!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/05/2011
Idade : 46

https://geoead.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty Re: A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM

Mensagem  AmandaSilvana3ºano Sáb Jun 11, 2011 10:04 am

Comente sobre a discussão que está em pauta e breve será votada no congresso brasileiro sobre o novo código florestal brasileiro, mostrando os prós e os contras para o meio ambiente e para o desenvolvimento da agricultura no país.


O novo código florestal brasileiro visa uma compatibilização entre a agricultura e a preservação do meio ambiente.As vantagens para o o meio ambiente são quase nulas, porque esse código fará com que áreas que são privadas para a preservação do meio ambiente deixem de ser, porém a agricultura foi a maior beneficiada pois sua responsabilidade com a preservação nao será tão grande como antes, há pessoas que acreditam que o novo código florestal brasileiro é uma abertura para o desmatamento, e que com o passar dos anos nosso solo estará totalmente esgotado devido ao aumento da demanda da agricultura brasileira, que mais exporta do que importa seus próprios alimentos.è claro que o espaço para a agricultura teria que ter crescido de qualquer maneira, pelo fato de a cada ano a população aumentar cada vez mais, a agricultura é de grande importância para nós e essa discussão deve ser bem elaborada porque apesar de reclamarmos de algumas formas de agricultura necessitamos dela, principalmente para a nossa alimentação.

AmandaSilvana3ºano

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty Novo Código florestal, o melhor a se fazer?

Mensagem  Nathalia Mendes Dom Jun 12, 2011 8:13 pm

Novo Código florestal:
O objetivo da reforma, é reconciliar a legislação com a realidade e as necessidades do país. Pois algumas dessas normas nunca foram cumpridas, estão em desacordo com formas consagradas de produção “como o plantio de arroz em várzeas”.
Através do Programa Mais Ambiente, instituído em 2009 pelo governo federal, as propriedades rurais sem registro legal devem se regularizar no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) até junho de 2011.
Mas a nova reforma propõem que, a faixa mínima a ser preservada passará para 15 metros, podendo ser reduzida ou aumentada em até 7,5 metros (50%) de acordo com legislação estadual. Entretanto, os Estados terão de respeitar a lei nacional, que exige 20% de preservação na Mata Atlântica, 35% no Cerrado e 80% na Amazônia.
Malefícios: Apesar de a proposta dar autonomia aos Estados para modificar a reserva nas margens de rios, também limita sua atuação, segundo o MMA, porque não permite que a faixa de mata aumente além de 50% – mesmo que isso seja necessário. Sendo assim não adianta produzir comida se não tivermos água. A proposta do deputado Aldo irá regularizar quem não cumpria as leis ambientais. Resultado, a pessoa que agia de acordo com a lei terá um espaço menor para plantar e, quando for vender sua terra, ela valerá menos em relação a quem estava irregular.
Benefícios: Essa lei finalmente vai resolver os problemas da agricultura brasileira, regularizar terras que darão muito lucro futuramente, e beneficiará os agricultores. E a medida de até quatro módulos fiscais é para defender o pequeno produtor. Ou seja muito mais empregos, comida e economia, ajudando o país a crescer cada vez mais.
Obs: Na minha opinião se esse novo código for aprovado, vai ser muito bom para a economia do país, gerará mais empregos, e será um grande feito empresarial. Mas não vale a perda de hectares. Destruiria muito mais nossa riqueza natural afetando o ciclo da natureza. Isso sim é um grande desastre.
Bom é isso!!
Surprised

Nathalia Mendes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty Novo Código Florestal vem pra ficar

Mensagem  Tarciana3ºano Seg Jun 13, 2011 7:07 pm

Novo Código Florestal

O trabalho do agricultor tende a aumentar cada vez mais nos próximos anos. Com isso haverá mais produção de alimentos. Porém com o novo Código Florestal que em breve sera votado segundo pesquisas o desmatamento sera ainda maior do que nos ultimos anos, evitando que muitos agricultores possam ter um bom plantio.
Apesar do grande problema do desmatamento o Código Florestal também tem seus prós, os agricultures terão muito mais terras para o plantio, aumentando ainda mais a produção de alimentos e podendo diminuir a fome da população em geral. Mas a maioria dos agricultores acabam degradando a terra, contribuindo assim para o aumento do desmatamento, então cabe aos agriculturos evitarem a destruição do que ainda nos "resta" de terra.

Tarciana3ºano

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty Prós e contras do novo código florestal

Mensagem  Gabriela de Jesus Santana Seg Jun 13, 2011 10:26 pm

A proposta que altera o Código Florestal, propõe mudanças que podem acarretar vários prejuízos, como: perda da biodiversidade, aumento do desmatamento e, consequentemente, da emissão de gases causadores do efeito estufa, redução dos recursos hídricos no período de seca, anistia ao desmatamento ilegal, entre outros.
Essa nova proposta também isenta proprietários de até quatro módulos fiscais (20 a 400 hectares) de recompor a área desmatada. O problema, para ela, é que vai estimular a fragmentação das grandes propriedades para ficarem livre da recomposição (beneficiando os grandes proprietários). Se essa proposta for aprovada, vai incentivar muito o desmatamento, principalmente na Amazônia.
Mas apesar de todos os contras que há, tem os prós também, os agricultores terão mais terras para o plantio, e isso implicará na economia, aumentará a quantidade de importação e exportação, já que com o passar dos anos a população vem aumentando cada vez mais e as terras continuam no mesmo tamanho, que a torna totalmente desproporcional ao crescimento da população.
Entao, a discussão que está em pauta é: salva o planeta ou a economia?
afro

Gabriela de Jesus Santana

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty O Novo Código Florestal

Mensagem  TainaraCARJ Qua Jun 15, 2011 7:00 pm

Código Florestal Brasileiro
(instituído pela Lei n° 4.771/65), reflete uma política intervencionista do Estado
sobre a propriedade imóvel agrária privada na medida em que “... as florestas
existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, ..., são bens
de interesse comum a todos os habitantes do País ...”. Argumenta-se que, em
sua proposição originária, em 1934, o Código Florestal normatizou a proteção e o
uso das florestas com o propósito maior de proteger os solos, as águas e a
estabilidade dos mercados de madeira. As florestas nativas passaram a constituir um bem jurídico
ambiental e que tem um valor intrínseco, próprio, e independente de suas
utilidades: um “valor de existência” e não mais, apenas, um “valor de uso”.Concluindo, o estudo
informa que o debate contemporâneo em torno do Código Florestal ocorre tão
somente em nível de sua regulamentação, omitindo-se, das discussões, os
princípios e valores que lhe têm propiciado, desde suas origens, fundamento e
legitimidade. A julgar pela natureza e conteúdo dos debates, o Código Florestal
poderá restar, no devido tempo, prestigiado e fortalecido.




Bom, na minha opinião. Os ''senhores'' que estao cuidando desta parte, não deveriam deixar isso acontecer, deveriam salvar a floreta Amazônica e nao desmatar!
O futuro pertence a todos nós e a floresta é nosso maior tesouro, não poderiam permitir um absurdo destes. A floresta em pé vale muito mais e os ''senhores'' podem vetar este projeto e salvar não só o Brasil mas também todo o planeta que respira o oxigênio produzido na Amazônia.
A vida… a existência… não só de seres humanos… a capacidade das gerações que vêm por aí de sobreviverem, viverem, e se sustentarem/desenvolverem… custam quantas sacas de soja ou quantas cabeças de gado?

É imediatismo demais, ganância demais… e consciência de menos.


TainaraCARJ

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty Novo código Florestal.

Mensagem  hillaryoliveira Qui Jun 16, 2011 7:43 pm

Como diz o vídeo, Cada ano que vai se passando, vão nascendo mais e mais pessoas e as terras pra/de agricultura não! E a pergunta que foi feita, é um questão a se discutir. ''Como alimentar um mundo Faminto?''
O trabalhador de uma agricultura cada vez mais e mais vai ter o trabalho aumentando! Cada ano que vai passando vai nascendo mais pessoas e a agricultura não vai crescendo o bastante. Indicando que para as pessoas que trabalham na agricultura o trabalho só tende a subir. E assim, vai a produção de alimento irá crescer também.
Basicamente, O novo Código Florestal é uma lei que diz a respeito sobre o uso das terras pra plantio e diz como essa terra deve ser também conservada. E isso não é muito bom, porque as florestas, matas e etc., terão muito prejuízos, como muito desmatamento. Se pararmos para pensar ao mesmo tempo que é bom para nos mesmo que os agricultores trabalhem mais e terem mais terras para o seu cultivo, Porque vai nos dar muito lucro, porque vamos continuar sendo muito bem alimentados. é ruim esse lado do código, porque vão ser árvores tiradas, plantações etc., ou seja como já falei vai ter muito desmatamento. Nós dependemos muito da flores, porque causa do ar, entre outros. E eis a questão, será que o Código florestal é algo bom ou ruim?
E como o vídeo mesmo comenta, Devemos agradecer a todos os agricultores, porque os alimentos não são gerados em supermercados, ou horte frutes , e sim pelos agricultores. Porque são eles que plantam, cuidam, cultivam.
Enfim, é isso.
Wink Wink

hillaryoliveira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty NOVO CÓDIGO FLORESTAL E OS AGRICULTORES

Mensagem  Carolina Bezerra Martins Sex Jun 17, 2011 10:12 am

A agricultura é uma das mais antigas atividades humanas que se sabe. A séculos os agricultores se dedicam a essa atividade primordial para as pessoas, porém há uma contradição, apesar de ser uma atividade muito importante às vezes não damos o valor que ela merece, no caso não damos aos agricultores.
Com o crescimento da população serão necessários mais agricultores e mais espaço para os mesmos, neste momento... entra em questão o novo código florestal que poderá, se aceito, dar mais espaço e liberdade aos agricultores porém mais espaço significa usufruir de terras onde há hoje mata virgem.
Segundo dados de pesquisas anteriores o Brasil é o país que mais tem matas preservadas em relação a países da europeus, por exemplo, a realidade desta pesquisa é algo muito bom, apesar de muitas vezes vermos notícias de grupos que desmatam descontroladamente nossas matas.
O fato da agricultura estar em pleno crescimento não justifica destruir as matas para beneficiá-los, como também não podemos levar em consideração que só porque os outros países tem poucas reservas florestais que temos base para degradar as nossas.
As autoridades nesta área podem tentar achar uma solução que seja menos invasiva a natureza, como melhor aproveitamento de áreas já utilizadas ou que estejam sendo utilizadas atualmente.
Todos sairiam beneficiados e principalmente, não teriam que destruir algo tão primordial para existência de vida na terra e que temos a vantagem de termos em abundância.

Carolina Bezerra Martins

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty Novo Código Florestal

Mensagem  Renan Ferreira Sex Jun 17, 2011 2:57 pm

Os donos de 90,2% das propriedades rurais brasileiras ficarão liberados da necessidade de preservar matas se for aprovado o relatório do Código Florestal do deputado Aldo Rebelo (PCdoB). O relator adotou como critério para isenção módulos fiscais, cujo tamanho varia de cidade para cidade. Vai de 20 a 440 hectares, limite das “pequenas” propriedades.Os módulos fiscais são usados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para definir minifúndios, pequenas, médias e grandes propriedades. Os primeiros são os que têm área inferior a 1 módulo. De 1 a 4 módulos, estão as pequenas propriedades. As médias têm entre 4 e 15 e as grandes, mais de 15.
A variação por município torna o sistema difícil de entender e, no caso do Código Florestal, de fiscalizar. As cidades estão reunidas em 28 grupos de acordo com o tamanho de módulos – as áreas de cada categoria aumentam de forma irregular, de 2 em 2 hectares, 3 em 3, 5 em 5 e 10 em 10 ha. No grupo mais numeroso, com 815 municípios, o módulo tem 20 hectares. No segundo maior, de 560 cidades, tem 30 ha.

-> As lideranças ambientalistas-políticos continuam cegas quanto a formação da tão necessária consciência ambiental da população urbana. Esse pessoal metido a ambientalista devia ir para a roça, plantar alguma coisa útil ((maconha não serve)rs') para sentir na pele como é duro ser agricultor, em qualquer lugar, de qualquer tamanho de plantação e de qualquer cultura – familiar ou empresarial.
Wink

Renan Ferreira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

  A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM Empty Re: A3 2 BIMESTRE - FÓRUM DO 3 ANO DO EM

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos